Alunos do ensino fundamental (9º ano) da escola municipal de ensino José de Alencar serão estimulados a trazer instrumentos musicais para a sala de aula. Assistindo previamente a uma aula básica sobre sistema límbico e diferenças básicas entre os hemisférios cerebrais será pedido aos estudantes para tocarem seus respectivos instrumentos, individualmente, cada um com um Q-sensor (affectiva) em cada pulso, sendo um estudante por vez. Os registros de condutividade galvânica durante a performance dos mesmos serão mostrados para a sala de aula, onde faremos a interpretação conjunta dos dados, com explicações de introdutórias neuroanatomia.
O objetivo aqui é apresentar o corpo como um agente e como um sensor orgânico, fisiológico, da expressão de arte. Apresentar a arte como promotora de mudanças de estado no corpo. Levar à consciência do jovem a noção das unidades corpo-mente, ciência e arte.
Com José Otávio Pompeu e Silva e Danilo Andrade de Meneses
Dia 20 de Março de 2015, das 9 às 11h.
Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais - sala multimídia
Centro de Ciências da Matemática e da Natureza/UFRJ - Cidade Universitária
Rio de Janeiro RJ
Maiores informações: riosfnchapter@gmail.com