segunda-feira, 18 de março de 2013

SAM TRUBRIDGE: 
PERFORMING ARTS AT INTERFACES




CONVITE

No Rio o performer Sam Trubridge em dois eventos imperdíveis assinados em rede de colaboração HCTE, Programa Avançado de Neurociências e Núcleo de Artes e Novos Organismos NANO da Escola de Belas Artes UFRJ.

Confira e participe!
SEGUNDA FEIRA, 18 de março às 12h
Performing arts at interfaces

Sam Trubridge (The Playground NZ http://theplaygroundnz.com/)
Auditório do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas
(PCM) - Bloco F térreo - Centro de Ciências da Saúde - Fundão, Rio de Janeiro

QUARTA FEIRA, 20 de março às 16h

Diálogos transdisciplinares: Performances e Ambientes Naturais http://www.nano.eba.ufrj.br/
Sam Trubridge (New Zealand) e Luis Miguel Girão (http://www.artshare.pt/, Portugal) 

Galpão das Artes, Espaço Tom Jobim, Parque do Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Leia mais:

Sam Trubridge: diretor e designer do grupo The Playground NZ (Nova Zelândia). Vem trabalhando, através do design cenográfico e das artes performáticas diferentes interfaces, que se estendem das paisagens naturais, a ecologias da contemporaneidade, passando pela experimentação com estados de sono/sonho expostos por sonogramas e metaforizados em instalações monumentais, fluidas, dinâmicas. Suas interfaces com as neurociências justificam o contato prévio de orientadora pesquisadora do programa de pós-graduação interdisciplinar HCTE/UFRJ, Profa. Maira fróes, na forma de parcerias em eventos de interface arte/ciência recentemente.
Sam estará conosco no Ciclo de Palestras do Programa Avançado de Neurociências (Programa de Pesquisa PR2/UFRJ) e no Núcleo de Artes e Novos Organismos NANO, PPGAV/EBA/UFRJ, entre 18 e 20 de março, como conferencista/debatedor e integrando oficinas de arte contemporânea.


Sponsoring: 
Laboratório de Neuroepistemologia Experimental Anatomia das Paixões HCTE/UFRJ http://anatomiadaspaixoes.blogspot.com.br/
Rio SfN Chapter

quarta-feira, 13 de março de 2013

O SONO DO GOLFINHO

(por Eduardo Bouth Sequerra)


Estamos celebrando esta semana o “Brain awareness week”, evento que reúne diversas instituições mundo a fora para divulgar as neurociências. No Rio de Janeiro está acontecendo a incríveliniciativa de levar essa ciência tão interessante para a praia (veja em http://oglobo.globo.com/saude/evento-em-copacabana-promove-testes-para-estimular-cerebro-7808451). Então vou aqui aproveitar a deixa para falar de animais que só vemos por lá, os cetáceos. Acontece que os cetáceos são mamíferos como nós e possuem necessidades fisiológicas semelhantes, dentre elas dormir. Estes animais vivem dentro d’água e respiram fora dela e ai se forma um problema: como dormir sem morrer afogado?
Em 1977, Mukhametov e colaboradoes publicaram os resultados de eletroencefalogramas dos cérebros de golfinhos nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus). E o que eles observaram foi que os dois hemisférios cerebrais dormiam em momentos diferentes! Pois é, diferente dos mamíferos terrestres, os golfinhos conseguem se manter nadando enquanto dormem. Para isso eles dormem com um lado dos seus cérebros de cada vez, o chamado sono unihemisférico.
Quando estão dormindo com um de seus hemisférios o olho do lado oposto fica fechado, enquanto o do mesmo lado fica aberto, alerta. Lyamin e colaboradores (2007) acompanharam mães e filhotes de golfinhos durante os primeiros meses de vida. Eles observaram que o olho aberto do filhote estava preferencialmente virado para a mãe a maior parte do tempo. Golfinhos conseguem manter-se alerta por muitos dias o que especula-se pode ser importante não só para respirar como para manter a coesão de grupos e evitar predadores.
O sono pode ser dividido em duas fases, a de ondas lentas e o de movimentos rápidos dos olhos (sono REM). O sono unihemisférico de mamíferos aquáticos é composto quase que totalmente por sono de ondas lentas. O sono REM é muito pequeno ou pode estar totalmente ausente em algumas espécies. Em mamíferos terrestres, como nós, o sono REM é caracterizado pelo total relaxamento muscular e pelo desligamento da regulação da temperatura corporal. Acontece que a perda de tônus muscular é incompatível com o nado e a falta de controle da temperatura corporal em baixo d’água deve levar a um esfriamento muito rápido dependendo da temperatura desta.
Muitas espécies apresentam sono unihemisférico e este apareceu em diferentes grupos independentemente. Além dos golfinhos, outros mamíferos aquáticos como baleias, leões marinhos, peixes-boi e o boto do rio Amazonas também fazem sono unihemisférico. E aves também fazem. Até hoje só foi possível registrar o sono de aves no solo mas acredita-se que aves migratórias, que passam muitos dias voando, possam voar e dormir ao mesmo tempo. As galinhas dormem com um olho e deixam o outro na raposa.
Os mamíferos aquáticos são um lindo exemplo de como a fisiologia do sistema nervoso é plástica e adaptável aos hábitos das espécies. Ainda vamos precisar muitos estudos com estes incríveis animais para sabermos como os hemisférios cerebrais dissociam as suas atividades e depois as reconectam.

Lyamin O, Pryaslova J, Kosenko P, Siegel J (2007) Behavioral aspects of sleep in bottlenose dolphin mothers and their calves. Physiol. Behav. 92:725-733.
Mukhametov LM, Supin AY e Polyakova (1977) Interhemispheric asymetry of the electroencephalographic sleep patterns in dolphins. Brain Res. 134:581-584.




terça-feira, 12 de março de 2013



Pôster dialogado
NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA E OS ALICERCES DA APRENDIZAGEM: 
EMOÇÃO, ATENÇÃO E MEMÓRIA



Data: 14 de março, 2013
Horário: 10:00 às 17:00
Local: Hall térreo do Pavilhão João Lyra Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, Rio de Janeiro RJ



Participações: Sônia Reis 
tel.: (21) 9401-0203  ou 2245-8314
Instituições de apoio/realização: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC



Distante, ainda, do conhecimento do Profissional da Educação, os circuitos da aprendizagem passam longe do ambiente da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, deixando em situação de "desaprendência", maioria das crianças dessa fase. Embora haja evidências dessas vidas no ambiente escolar, não há, portanto, um acompanhamento fidedigno para uma correspondência nas relações ensino-aprendizagem, calcada em bases neurais da aprendizagem e sob o domínio do conhecimento dos Profissionais da Educação. Necessário se faz o conhecimento no campo da Neurobiologia da Cognição Humana, para que o Profissional da Educação - no seu envolvimento direto com a criança - atente para o processo de desenvolvimento cognitivo desse indivíduo que chega ao ambiente escolar com suas bases neurais em plena atividade. E, portanto, capaz de estabelecer novas conexões. 


domingo, 10 de março de 2013


Palestra
NEUROPSICOLOGIA E TDAH:
ORIENTANDO PAIS SOBRE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Data: 17 de março, 2013
Horário: das 9:00 às 12:00
Local: Instituto de Psicologia e Neuropsicologia
Av. Roberto Silveira 359 – Icaraí, Niterói RJ
Telefones: (21) 9483-3200

Reponsável: Cintia Nunes Barbosa
Colaboração: Leonardo Brant Junqueira
Email: cintianeuropsi@gmail.com
Website: http://www.cintianunespsi.com
Instituições de apoio/realização: Instituto de Psicologia e Neuropsicologia, Rio SfN Chapter e SBNeC

O evento contará com uma apresentação para pais e educadores dos principais aspectos que envolvem o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Serão abordadas as seguintes questões:
- Como é realizado o diagnóstico de TDAH?
- Que profissional poderá realizar essa avaliação?
- Possibilidades de tratamento
- Como avaliar a eficácia do tratamento?
- Novas abordagens
Após a apresentação abriremos espaço para que os pais possam trocar experiências e esclarecer suas dúvidas.
* A presença deverá ser confirmada por email, pois contamos com poucas vagas.



Palestra multimídia
A ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA
CRIANDO NOVOS CIRCUITOS FUNCIONAIS NO CEREBRO INFANTIL

Data: 15 de março, 2013
Horário: das 14:00 às 17:00
Local: Móbile Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil
Av. Alfredo Balthazar da silveira, 550/302 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro RJ
Telefones: (21) 2437-3747

Reponsável: Vera Lúcia de Mattos
Instituições de apoio/realização: Móbile Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil, Rio SfN Chapter e SBNeC

Palestra ilustrada com vídeos de bebês com atraso no desenvolvimento e sobre o desenvolvimento adquirido por meio da estimulação psicomotora. Prática corporal para compreender o funcionamento integrado do cérebro.



I SEMANA DE FATOS SOBRE DROGAS

Data: 14 e 15 de março, 2013
Horário: das 9:00 às 16:00
Local: Escola Municipal Tenente Antônio João – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Cidade Universitaria s/n, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro RJ
Telefones: (21) 2562-6763 / (21) 7615-2263

Reponsável: Mônica Santos Rocha
Instituições de apoio/realização: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa PIBEX UFRJ,  Instituto de Ciências Biomédicas, Projeto COMCIÊNCIA, Rio SfN Chapter e SBNeC

A atividade consiste de apresentação de vídeo, demonstração de cérebro e cortes de cérebro submetidos a técnica de plastinação focando nas áreas onde diferentes drogas atuam para manipulação, seguido de oficina de discussão sobre Fatos e Mitos sobre drogas. O público consiste de 200 jovens de 11 a 17 anos de idade, cursando o segundo segmento do ensino fundamental, do sexto a nono ano. Todas as ações propostas serão conduzidas por alunos de graduação da UFRJ, sob coordenação de professor da área.




Videointervenção
SONS DO SILÊNCIO
 
Data: 14 de março, 2013 (remarcada para a próxima quinta 20/03, em virtude da chuva)
Horário: das 18:00 às 20:00
Local: Fachada da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rua do Passeio 98 – Lapa, Rio de Janeiro RJ

Coordenação: Maira Fróes
Participações: Maira Fróes, João Bosco Bedeschi Filho e Jean Machado
Email: riosfnchapter@gmail.com
Website: http://riosfnchapter.blogspot.com
Instituições de apoio/realização: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa PIBEX UFRJ, Laboratório Anatomia das Paixões - Unidade de Neurobiologia Experimental do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/UFRJ, Rio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC


Videoarte concebida para provocar uma imagética mental da criação do som enquanto sistema morfofuncional e neurofisiológico, trabalhando em proposta de semiose, sua arquitetura subjetiva de cargas cognitiva, estética e emocional-afetiva. A projeção da obra se dará de forma amplificada, em fachada do prédio tombado da Escola de Música da UFRJ, no centro do Rio, Lapa, em frente ao Passeio Público.  Discussões acerca das bases  científicas e artísticas de inspiração do trabalho serão tratadas em linguagem acessível ao nosso público, previsivelmente geral.




 
Data: 13 de março, 2013
Horário: das 18:00 às 20:00
Local: Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) - UNIRIO
Avenida Pasteur 458 - Urca, Rio de Janeiro RJ

Coordenação: Mônica Valle de Carvalho
Participações: João Ricardo Lacerda de Menezes e Cláudio Serfaty
Instituições de apoio/realização: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC


Bate-papo com o público sobre a biologia e a neurobiologia das drogas em geral e das moléculas que causam perturbações ao longo do desenvolvimento em organismos superiores, com ênfase no humano. 



Pôster dialogado
TRANSMISSÃO SINÁPTICA:
EFEITOS PROMOVIDOS POR SUBSTÂNCIAS
PSICOATIVAS E POR ESTIMULAÇÃO
MAGNÉTICA TRANSCRANIANA REPETITIVA

  
Data: 14 de março, 2013
Horário: 10:00 às 17:00
Local: Hall térreo do Pavilhão João Lyra Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, Rio de Janeiro RJ

Participações: Claudia Castro de Andrade e Bruna Brandão Velasques
Instituições de apoio/realização: Instituto de Psiquiatria/UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/UFRJ, Rio SfN Chapter, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC


Este trabalho tem o objetivo de apresentar a natureza física da transmissão sináptica, mostrando como essa natureza foi motivo de discussão entre diversos cientistas no que concerne ao método de tratamento de determinadas patologias clínicas do sistema nervoso. Além disso, busco relacionar a importância do controle dos neurotransmissores enfatizando, ao mesmo tempo, a relação do uso químico para o tratamento destes com os efeitos adversos que já foram observados e as novas alternativas que despontam no tratamento de determinadas patologias e também destcando os novos métodos de tratamento conhecido por EMTr.

Descritores: neuroquímicas; distúrbios mentais; neurolépticos.

[1] Trabalho do curso de Introdução à Neuropsicologia, do Instituto de Neurociências Aplicadas, referente ao módulo de Neuroquímica.



FILME-DEBATE
O DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO, PERÍODOS CRÍTICOS E PLASTICIDADE
As Lições de O Menino Selvagem,
de François Truffaut

Data: 15 de março, 2013
Horário: das 20:00 às 23:00
Local: Instituto Anthropos de Psicomotricidade
Rua Visconde de Caravelas, 25 - Botafogo, Rio de Janeiro RJ

Participações: Claudio Serfaty - UFF, Claudia Vargas, UFRJ, Daniel Benchimol
Instituições de apoio/realização: Instituto Anthropos de Psicomotricidade, Rio SfN Chapter, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC

Sinopse:
O Menino Selvagem
Francois Truffaut (diretor/ator)
“Baseado em fatos reais sobre o livro escrito pelo médico Jean Itard (1774-1838).
Cantão de São Sernin, França, 1798. Três caçadores acham uma criança selvagem, que possui 11 ou 12 anos. Ele é apelidado de Selvagem de Aveyron (Jean-Pierre Cargol), sendo que se alimenta de grãos e raízes, não anda como um bípede nem fala, lê ou escreve. O professor Jean Itard (François Truffaut) se interessa pelo menino (agora chamado Victor), que é levado a Paris para determinar seu grau de inteligência e ver como se comporta a mentalidade de um menino que desde cedo foi privado da educação, por não conviver com ninguém da espécie. Itard começa a educá-lo. Todos pensam que ele vai fracassar, mas com amor e paciência aos poucos obtém resultados.”
Este filme fala sobre a questão da estimulação ambiental (e da socialização) no desenvolvimento do sistema nervoso central. O menino selvagem não é capaz de falar, compreender a linguagem, ou se relacionar com outras pessoas e, por conseguinte, mostra um severo atraso no desenvolvimento sensório-motor-cognitivo, fruto aparentemente da não-estimulação adequada.
Portanto esta atividade pretende debater o papel da estimulação precoce no desenvolvimento do cérebro e os períodos críticos do desenvolvimento onde a interação com o ambiente é capaz de influenciar de forma mais eficiente a aquisição de habilidades sensoriais, motoras e cognitivas.





NEUROCIÊNCIA VAI À PRAIA

Data: 12 de março, das 15 às 19h, e 16 de março, das 9 às 18h, 2013
Local: Posto 4 - Praia de Copacabana, Rio de Janeiro RJ
Telefone: (21) 95102230; (21) 97477509

Responsáveis: Patricia Bado, Theo Marins
Email: bado.patricia@gmail.com
Website: http://riosfnchapter.blogspot.comhttp://www.facebook.com/events/169384433211327/
Colaboradores: Myriam Monteiro, Glaucia Bento dos Santos, Anna Carolina Rego Costa, Mônica Rocha, Sérgio Gomes, Gabriel Coutinho, Débora Lima, Jorge Moll, Fernanda Tovar-Moll.
Instituições de apoio/realização: Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Programa de Ciências Morfológicas – ICB, Dana Foundation, Rio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC.

Durante a semana do cérebro (11 a 17 de março), uma série de atividades interativas será promovida na orla carioca, para apresentar a neurociência de forma prática e simples para crianças, jovens e adultos. Em uma tenda montada no posto 4 (Copacabana), o público poderá fazer exercícios de memória, de velocidade de reação, de atenção visual, de reflexo, de estímulos sensoriais e de ilusões visuais com o objetivo de expandir o conhecimento do funcionamento cerebral. O evento é promovido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), patrocinado pela Rede D’Or São Luiz. Os exercícios, que serão aplicados por alunos de pós-graduação em Neurociências das duas instituições de ensino, irão mostrar como o cérebro funciona e desempenha algumas funções importantes do dia-a-dia. Além dos exercícios interativos, também haverá uma exposição de cartazes com conteúdo neurocientífico relativo a diversas áreas de conhecimento (demências, treinamento cerebral, drogas, alimentação e exercício físico) e será distribuído material informativo, com conteúdos relacionados e links úteis onde as pessoas poderão buscar maiores informações.


PAPO CIENTÍFICO ESCOLA PARQUE (Gávea)
A NEUROBIOLOGIA DAS DROGAS DE ABUSO


Data: 13 de março, 2013
Horário: das 08:00 às 10:30
Local: Quiosque-355

Rua Marquês de São Vicente 483 - Gávea, Rio de Janeiro RJ
Telefone: (21) 8187-5477

Apresentadora: Marilia Zaluar Guimarães 
Email: riosfnchapter@gmail.com
Website: http://riosfnchapter.blogspot.com

Instituições de apoio/realização: Escola Parque (Rio de Janeiro; unidade Gávea), Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC

Bate-papo com estudantes do Ensino Médio da Escola Parque (Rio de Janeiro), pelo Programa Papo Científico, acerca do conhecimento acumulado, á luz da pesquisa neurocientífica, sobre as ações das drogas de abuso no organismo. 





MOSTRA DE CINEMA COMENTADO: 
O "FADE-IN" DAS NEUROCIÊNCIAS


Data: 11 de março, 2013
Horário: das 08:00 às 11:30
Local: Escola Parque (unidade Barra), Rua Pedra de Itaúna 111 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro RJ

Telefone: (21) 8187-5477

Responsável: Rachel Antonioli
Email: riosfnchapter@gmail.com
Website: http://riosfnchapter.blogspot.com
Colaborador: Cláudio Serfaty
Instituições de apoio/realização: Universidade Federal Fluminense, Rio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC

Seção de cinema, com apresentação do filme “O Garoto Selvagem”, com direção de François Truffaut (título original “L’Enfant Sauvage”), comentado em suas bases neurocientíficas (neuroplasticidade e aprendizagem) com alunos do nono ano da Escola Parque – unidade Barra.





À FLOR DA PELE, À LUZ DOS OLHOS


Data: 12 de março, 2013
Horário: das 13:00 às 17:00
Local: Escola Parque (unidade Barra), Rua Pedra de Itaúna 111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 8187-5477

Responsável: Cecilia Hedin-Pereira
Email: riosfnchapter@gmail.com
Website: http://riosfnchapter.blogspot.com
Colaboradores: Amanda Dutra, Diego Coelho, Gabriel Keller, Raquel Leal, João Ricardo Lacerda de Menezes, Ana Cláudia Nunciato, Carla Moreira Furtado.
Instituições de apoio/realização: Dana Foundation, Rio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC


Oficina que desenvolve conceitos pilares  da neurobiologia dos sistemas sensoriais, tomando como modelos os sistemas visual e somestésico, e do sistema motor no humano. Oferecida aos alunos do ensino médio da Escola Parque (unidade Barra).