FILME-DEBATE
O DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO, PERÍODOS
CRÍTICOS E PLASTICIDADE
As Lições de O Menino Selvagem,
de François Truffaut
Data: 15 de março,
2013
Horário: das 20:00
às 23:00
Local: Instituto
Anthropos de Psicomotricidade
Rua Visconde de
Caravelas, 25 - Botafogo, Rio de Janeiro RJ
Participações: Claudio Serfaty - UFF, Claudia Vargas, UFRJ, Daniel Benchimol
Website:
http://riosfnchapter.blogspot.com
Instituições de
apoio/realização: Instituto Anthropos de Psicomotricidade, Rio SfN Chapter,
Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro,
Programa Avançado de Neurociências e SBNeC
Sinopse:
O Menino Selvagem
Francois Truffaut
(diretor/ator)
“Baseado em fatos
reais sobre o livro escrito pelo médico Jean Itard (1774-1838).
Cantão de São
Sernin, França, 1798. Três caçadores acham uma criança selvagem, que possui 11
ou 12 anos. Ele é apelidado de Selvagem de Aveyron (Jean-Pierre Cargol), sendo
que se alimenta de grãos e raízes, não anda como um bípede nem fala, lê ou
escreve. O professor Jean Itard (François Truffaut) se interessa pelo menino
(agora chamado Victor), que é levado a Paris para determinar seu grau de
inteligência e ver como se comporta a mentalidade de um menino que desde cedo
foi privado da educação, por não conviver com ninguém da espécie. Itard começa
a educá-lo. Todos pensam que ele vai fracassar, mas com amor e paciência aos
poucos obtém resultados.”
Este filme fala
sobre a questão da estimulação ambiental (e da socialização) no desenvolvimento
do sistema nervoso central. O menino selvagem não é capaz de falar, compreender
a linguagem, ou se relacionar com outras pessoas e, por conseguinte, mostra um
severo atraso no desenvolvimento sensório-motor-cognitivo, fruto aparentemente
da não-estimulação adequada.
Portanto esta
atividade pretende debater o papel da estimulação precoce no desenvolvimento do
cérebro e os períodos críticos do desenvolvimento onde a interação com o
ambiente é capaz de influenciar de forma mais eficiente a aquisição de
habilidades sensoriais, motoras e cognitivas.