Pôster dialogado
NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA E OS ALICERCES DA APRENDIZAGEM:
NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA E OS ALICERCES DA APRENDIZAGEM:
EMOÇÃO, ATENÇÃO E MEMÓRIA
Data: 14 de março, 2013
Horário: 10:00 às 17:00
Local: Hall térreo do Pavilhão João Lyra Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, Rio de Janeiro RJ
Participações: Sônia Reis
Instituições de apoio/realização: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC
Distante, ainda, do
conhecimento do Profissional da Educação, os circuitos da aprendizagem passam
longe do ambiente da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, deixando em situação de "desaprendência", maioria das
crianças dessa fase. Embora haja evidências dessas vidas no ambiente escolar,
não há, portanto, um acompanhamento fidedigno para uma correspondência nas
relações ensino-aprendizagem, calcada em bases neurais da aprendizagem e sob o
domínio do conhecimento dos Profissionais da Educação. Necessário se faz o
conhecimento no campo da Neurobiologia da Cognição Humana, para que o
Profissional da Educação - no seu envolvimento direto com a criança - atente
para o processo de desenvolvimento cognitivo desse indivíduo que chega ao
ambiente escolar com suas bases neurais em plena atividade. E, portanto, capaz
de estabelecer novas conexões.