terça-feira, 12 de março de 2013



Pôster dialogado
NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA E OS ALICERCES DA APRENDIZAGEM: 
EMOÇÃO, ATENÇÃO E MEMÓRIA



Data: 14 de março, 2013
Horário: 10:00 às 17:00
Local: Hall térreo do Pavilhão João Lyra Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, Rio de Janeiro RJ



Participações: Sônia Reis 
tel.: (21) 9401-0203  ou 2245-8314
Instituições de apoio/realização: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC



Distante, ainda, do conhecimento do Profissional da Educação, os circuitos da aprendizagem passam longe do ambiente da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, deixando em situação de "desaprendência", maioria das crianças dessa fase. Embora haja evidências dessas vidas no ambiente escolar, não há, portanto, um acompanhamento fidedigno para uma correspondência nas relações ensino-aprendizagem, calcada em bases neurais da aprendizagem e sob o domínio do conhecimento dos Profissionais da Educação. Necessário se faz o conhecimento no campo da Neurobiologia da Cognição Humana, para que o Profissional da Educação - no seu envolvimento direto com a criança - atente para o processo de desenvolvimento cognitivo desse indivíduo que chega ao ambiente escolar com suas bases neurais em plena atividade. E, portanto, capaz de estabelecer novas conexões.